Nossos

Serviços

O melhor para sua empresa

Trabalhamos com a Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho nas empresas, com foco em saúde para o colaborador e segurança para a empresa, cumprindo efetivamente as leis trabalhistas.

Realizamos os exames complementares em nossa sede ou no local de trabalho

• Atestado de Saúde Ocupacional – ASOs
1) Exames Clínicos (admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional).
2) Exames Clínicos Assistenciais para validação de atestados médicos.
3) Serviço de agendamento de exames e guias eletrônicas.
4) Emissão de guias por email.

 

Exames Complementares
• Audiometria
• ECG – EEG
• Espirometria
• Av. Psicossocial
• Coletas e Exames Laboratoriais
• R.X. Tórax PA OIT (laboratório parceiro ou local de trabalho)
Entre outros.

Saúde e Segurança do Trabalho

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA
1) Antecipação e reconhecimento de riscos;
2) Elaboração do programa, registro de dados disponíveis e divulgação de Programa;
3) Avaliações qualitativas NR 15;
3.1) Anexo 7 Radiações Ionizantes,
3.2) Anexo 9 Frio,
3.3) Anexo 10 Umidade;
3.4) Anexo 13 Agentes Químicos;
3.5) Anexo 14 Agentes Biológicos.
4) Avaliações Quantitativas* NR 15 (monitoramento de exposição aos riscos) (avaliações quantitativas dependentes de aprovação de orçamento específico*).
4.1) Anexo 1 e 2 Ruído (NHO 01): Dosimetria; Integrador portado pelo avaliador.
4.2) Anexo 3 Calor (NHO 06);
4.3) Anexo 5 Radiação Ionizante (CNEN e NHO 05);
4.4) Anexo 06 Condições Hiperbáricas;
4.5) Anexo 08Vibração Corpo Inteiro – VCI – (NHO 09) e Vibração em Mãos e Braços – VMB – (NHO 10);
4.6) Anexo 11 Agentes Químicos com limite de tolerância e TLVs da ACGIH;
4.7) Anexo 12 Poeiras Minerais;
4.8) Anexo 13-A Benzeno.
5) Sugestão de implantação de medidas de controle.
6) Avaliação de eficácia de medidas de controle (avaliações quantitativas dependentes de aprovação de orçamento específico*).


Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO
1) Elaboração de PCMSO e determinação de exames complementares conforme riscos da função.
2) Determinação de periodicidade de exames conforme legislação e critério médico-científico.
3) Elaboração de relatório anual.
4) Convocação mensal para exames.
5) Serviço de agendamento de exames e guias eletrônicas.


Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT
1) Avaliação conclusiva sobre enquadramento de trabalhador em direito à percepção de adicional de aposentadoria especial e correto código de Ocorrência GFIP (avaliações quantitativas dependentes de aprovação de orçamento específico*), em conformidade com o Regulamento da Previdência Social pelo Decreto 3048/1999 e seu Anexo IV.


Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP*
1) Elaboração de PPP com base em LTCAT.
Obs.: Caso não haja LTCAT é necessário elaboração de Laudo Individual mediante orçamento específico.


Laudo de Insalubridade/Periculosidade
1) Avaliação conclusiva sobre enquadramento de trabalhador em direito à percepção de adicional de insalubridade (avaliações quantitativas dependentes de aprovação de orçamento específico*).
2) Avaliação conclusiva sobre enquadramento de trabalhador em direito à percepção de adicional de periculosidade.


Análise Ergonômica do Trabalho – AET
1) Elaboração da Análise Ergonômica do Trabalho, com análise funcional do posto de trabalho;
2) Avaliações Quantitativas (avaliações quantitativas dependentes de aprovação de orçamento específico*).
2.1) Nível de Ruído conforme NBR 10152;
2.2) Índice de temperatura efetiva;
2.3) Velocidade do ar;
2.4) Umidade relativa do ar;
2.5) Nível de Iluminância conforme NBR ISO/CIE 8995-1.


Gestão Segurança do Trabalho
1) Elaboração de Ordem de Serviço – OS por atividade contendo procedimento de trabalho, Riscos, seleção de EPIs, Treinamentos Obrigatórios e Atestado de Saúde Ocupacional.
2) Elaboração de requisitos mínimos para Prestadores de Serviço com elaboração de OS específica se necessário e respectiva Ficha de Autorização para Trabalho.
3) Elaboração de Ficha Individual por Trabalhador, com autorização para execução de atividade por OS.
4) Treinamentos para uso de EPIs.
5) Inspeção inicial de cumprimento de Normas Regulamentadoras conforme Portaria 3214/78 aplicáveis e relatório de melhorias sugeridas, inclusive controles documentais e sinalização de segurança.
6) Reunião periódica para diálogo de segurança com trabalhadores.
7) Normas de Conduta para Visitantes com elaboração de folder para integração e autorização de acesso.

Gestão Ergonômica

Gestão Ergonômica
1) Acompanhamento ergonômico das implementações sugeridas na AET. O acompanhamento é realizado durante a fase de projeto e após a implementação para verificação da efetividade da adequação;
2) Questionários subjetivo periódico semestral para monitoramento de potenciais alterações ortopédicas e psicossociais. Análise de resultados e recomendação de ASOFI ou recomendações específicas para adequações o posto de trabalho, encaminhamento médico, limitação de atividades e outras aplicáveis (aplicação semestral).
3) Palestra/Treinamento para instrução de preenchimento Questionário do item 2 (2hs na implantação).
4) Instruções individuais, quando necessário, aos colaboradores quanto a postura e posicionamento correto em seus postos de trabalho, sempre que for identificada situação de risco ergonômico, quando houver queixa pelo funcionário, ou for identificada necessidade pela medicina do trabalho ou outro profissional da saúde que atenda o trabalhador.
5) Visita para acompanhamento ergonômico sempre que necessário ou solicitado (Troca de mobília, novos postos de trabalhos, troca de equiapmentos e etc.)


Atestado de Saúde Ocupacional Fisioterápico – ASOFI
1) Avaliação Fisioterápica Funcional (admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional) mediante autorização para inclusão do exame no PCMSO.
2) Exame Clínico Fisioterápico para auxílio na identificação antecipada de doenças osteomusculares, para reabilitação profissional e acompanhamento de trablalhadores com doenças ocupacionais instaladas ou em recuperação.
Obs.: ASOFI não tem previsão legal, sendo um instrumento desenvolvido pela SOS para controle de desvios e riscos osteomusculares como LER/DORT.

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA

1) Antecipação e reconhecimento de riscos;
2) Elaboração do programa, registro de dados disponíveis e divulgação de Programa;
3) Avaliações qualitativas NR 15;
3.1) Anexo 7 Radiações Ionizantes,
3.2) Anexo 9 Frio,
3.3) Anexo 10 Umidade;
3.4) Anexo 13 Agentes Químicos;
3.5) Anexo 14 Agentes Biológicos.
4) Avaliações Quantitativas* NR 15 (monitoramento de exposição aos riscos) (avaliações quantitativas dependentes de aprovação de orçamento específico*).
4.1) Anexo 1 e 2 Ruído (NHO 01): Dosimetria; Integrador portado pelo avaliador.
4.2) Anexo 3 Calor (NHO 06);
4.3) Anexo 5 Radiação Ionizante (CNEN e NHO 05);
4.4) Anexo 06 Condições Hiperbáricas;
4.5) Anexo 08Vibração Corpo Inteiro – VCI – (NHO 09) e Vibração em Mãos e Braços – VMB – (NHO 10);
4.6) Anexo 11 Agentes Químicos com limite de tolerância e TLVs da ACGIH;
4.7) Anexo 12 Poeiras Minerais;
4.8) Anexo 13-A Benzeno.
5) Sugestão de implantação de medidas de controle.
6) Avaliação de eficácia de medidas de controle (avaliações quantitativas dependentes de aprovação de orçamento específico*).

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO

1) Elaboração de PCMSO e determinação de exames complementares conforme riscos da função.
2) Determinação de periodicidade de exames conforme legislação e critério médico-científico.
3) Elaboração de relatório anual.
4) Convocação mensal para exames.
5) Serviço de agendamento de exames e guias eletrônicas.

Atestado de Saúde Ocupacional – ASOs

1) Exames Clínicos (admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional).
2) Exames Clínicos Assistenciais para validação de atestados médicos.
3) Serviço de agendamento de exames e guias eletrônicas.
4) Emissão de guias por email.

Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT

1) Avaliação conclusiva sobre enquadramento de trabalhador em direito à percepção de adicional de aposentadoria especial e correto código de Ocorrência GFIP (avaliações quantitativas dependentes de aprovação de orçamento específico*), em conformidade com o Regulamento da Previdência Social pelo Decreto 3048/1999 e seu Anexo IV.

Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP*

1) Elaboração de PPP com base em LTCAT.
Obs.: Caso não haja LTCAT é necessário elaboração de Laudo Individual mediante orçamento específico.

Laudo de Insalubridade/Periculosidade

1) Avaliação conclusiva sobre enquadramento de trabalhador em direito à percepção de adicional de insalubridade (avaliações quantitativas dependentes de aprovação de orçamento específico*).
2) Avaliação conclusiva sobre enquadramento de trabalhador em direito à percepção de adicional de periculosidade.

Análise Ergonômica do Trabalho – AET

1) Elaboração da Análise Ergonômica do Trabalho, com análise funcional do posto de trabalho;
2) Avaliações Quantitativas (avaliações quantitativas dependentes de aprovação de orçamento específico*).
2.1) Nível de Ruído conforme NBR 10152;
2.2) Índice de temperatura efetiva;
2.3) Velocidade do ar;
2.4) Umidade relativa do ar;
2.5) Nível de Iluminância conforme NBR ISO/CIE 8995-1.

Atestado de Saúde Ocupacional Fisioterápico – ASOFI

1) Avaliação Fisioterápica Funcional (admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função e demissional) mediante autorização para inclusão do exame no PCMSO.
2) Exame Clínico Fisioterápico para auxílio na identificação antecipada de doenças osteomusculares, para reabilitação profissional e acompanhamento de trablalhadores com doenças ocupacionais instaladas ou em recuperação.
Obs.: ASOFI não tem previsão legal, sendo um instrumento desenvolvido pela SOS para controle de desvios e riscos osteomusculares como LER/DORT.

Gestão Ergonômica

1) Acompanhamento ergonômico das implementações sugeridas na AET. O acompanhamento é realizado durante a fase de projeto e após a implementação para verificação da efetividade da adequação;
2) Questionários subjetivo periódico semestral para monitoramento de potenciais alterações ortopédicas e psicossociais. Análise de resultados e recomendação de ASOFI ou recomendações específicas para adequações o posto de trabalho, encaminhamento médico, limitação de atividades e outras aplicáveis (aplicação semestral).
3) Palestra/Treinamento para instrução de preenchimento Questionário do item 2 (2hs na implantação).
4) Instruções individuais, quando necessário, aos colaboradores quanto a postura e posicionamento correto em seus postos de trabalho, sempre que for identificada situação de risco ergonômico, quando houver queixa pelo funcionário, ou for identificada necessidade pela medicina do trabalho ou outro profissional da saúde que atenda o trabalhador.
5) Visita para acompanhamento ergonômico sempre que necessário ou solicitado (Troca de mobília, novos postos de trabalhos, troca de equiapmentos e etc.)

Gestão Segurança do Trabalho

1) Elaboração de Ordem de Serviço – OS por atividade contendo procedimento de trabalho, Riscos, seleção de EPIs, Treinamentos Obrigatórios e Atestado de Saúde Ocupacional.
2) Elaboração de requisitos mínimos para Prestadores de Serviço com elaboração de OS específica se necessário e respectiva Ficha de Autorização para Trabalho.
3) Elaboração de Ficha Individual por Trabalhador, com autorização para execução de atividade por OS.
4) Treinamentos para uso de EPIs.
5) Inspeção inicial de cumprimento de Normas Regulamentadoras conforme Portaria 3214/78 aplicáveis e relatório de melhorias sugeridas, inclusive controles documentais e sinalização de segurança.
6) Reunião periódica para diálogo de segurança com trabalhadores.
7) Normas de Conduta para Visitantes com elaboração de folder para integração e autorização de acesso.